Trump parte de Washington rumo à Polônia e cúpula do G20

  • Por EFE
  • 05/07/2017 10h30 - Atualizado em 05/07/2017 10h31
STX03. WASHINGTON (EE.UU), 18/05/2017.- El presidente de Estados Unidos, Donald J. Trump, hace un gesto ante la pregunta de un periodista durante una conferencia de prensa conjunta con el presidente de Colombia, Juan Manuel Santos (fuera de cuadro), tras una reunión en la Oficina Oval de la Casa Blanca, hoy, jueves 18 de mayo de 2017, en Washington, DC (EE.UU.). Trump recibió hoy en la Casa Blanca a su homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, y dijo que hablaría con él sobre el tráfico de drogas, que calificó como "un problema muy grande". "Vamos a hablar (también) sobre Venezuela. Lo que está pasando en Venezuela es muy, muy triste", dijo Trump al comienzo de su reunión con Santos en el Despacho Oval. EFE /MICHAEL REYNOLDS EFE /MICHAEL REYNOLDS Trump chegará a Varsóvia, capital polaca, na noite desta quarta-feira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, partiu de Washington nesta quarta-feira rumo à Polônia, para depois seguir rumo à cúpula do G20 em Hamburgo (Alemanha), onde se reunirá com seu colega russo, Vladimir Putin, e o mexicano, Enrique Peña Nieto.

O Air Force One, o avião presidencial, decolou da base aérea de Andrews por volta das 8h15 local (9h15, em Brasília) e Trump chegará a Varsóvia, capital polaca, na noite desta quarta-feira.

A primeira dama dos EUA, Melania Trump, acompanha seu marido nesta excursão europeia, a segunda viagem internacional do presidente desde sua chegada à Casa Branca e, 20 de janeiro.

“Preparado para partir para a Polônia, e depois viajarei para a Alemanha para o G20. Estarei de volta (aos EUA) no sábado”, tuitou Trump pouco antes de entrar no Air Force One.

A viagem de Trump à Europa ocorre em um momento de crescente tensão com Pyongyang após o lançamento de um míssil balístico intercontinental por parte da Coreia do Norte.

Por enquanto, Coreia do Sul e EUA responderam com um teste conjunto de mísseis ao lançamento do projétil intercontinental norte-coreano.

Em outro tweet, Trump carregou contra a China e ressaltou que o comércio entre esse país e a Coreia do Norte “cresceu quase 40%” no primeiro trimestre deste ano.

Além das esperadas reuniões com Putin e Peña Nieto, Trump também manterá encontros em Hamburgo com a chanceler alemã e anfitriã do G20, Angela Merkel; os premiês do Japão, Shinzo Abe, e do Reino Unido, Theresa May; e os presidentes chinês, Xi Jinping, e sul-coreano, Moon Jae-in, entre outros.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.